OPINIÃO: Falta de ética, profissionalismo e má conduta de profissão de dentista foi a minha experiência de hoje



Quando nos dispomos a estudar e nos dedicar a uma profissão, é preciso saber muito bem o que quer e seguir os parâmetros da ética e profissionalismo que cada profissão necessita. Quando me formei, fiz o juramento:  Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade, visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros. Assim eu Juro. E tenho certeza que as outras profissões também são assim, principalmente as voltadas para a saúde como médico e dentistas por exemplo. 

Essa jornalista e cidadã que vos escreve, precisou fazer um tratamento de dente e como possuo convênio dentário, fui procurar dentro do quadro de profissionais do meu plano, quem poderia me atender, pois minha dentista, só realizava o procedimento que necessito particular. 

Então, liguei para o convênio, fui extremamente bem atendida, recebi por email a relação de todos os profissionais e marquei em uma clínica que era mais próxima da minha residência. E lá fui morrendo de medo de dentista. Quem não tem medo daquele barulhinho insuportável? Fiz o orçamento e o profissional foi muito atencioso, falou que poderia fazer sim meu tratamento pelo convênio e que iria ficar novinha em folha minha restauração. Sai da sala e fui até a secretária para marcar para a semana seguinte. 

Enfim, chegou a semana, pois não aguentava mais ficar com aquele dente e com a gengiva machucada, já estava me incomodando. Aí o telefone toca, era a secretária remarcando minha consulta, pois o dentista não poderia me atender. Até aí tudo bem, imprevistos acontecem...

Então o tão esperado dia chegou. Acordei nesse dia animada, pois ia dar um jeito no meu problema. Lá foi a Riana para o dentista lá no Wanel Ville. Cheguei lá pontualmente como de costume e me apresentei para a secretária do período da tarde que não me conhecia. Enfim o dentista me chamou! 

Aí minha saga começa, sentei na cadeira em frente sua mesa e ele me pergunta:  

-Sua guia de atendimento já está impressa?
Eu respondo com outra pergunta:
- Como assim? Eu não sei, quem deve saber é sua secretária.
Nesse momento eu já fiquei nervosa, mas contei mentalmente até 10 e comecei a mentalizar os princípios do reiki, Só Por hoje não vou me irritar...

Aí pasmem o dentista, não me atendeu porque não tinha impressora para imprimir a guia de autorização que o meu convênio, já havia mandado por email para ele. Então eu perguntei: 
-Dr. por que sua secretária não me ligou para informar que o SR. não ia me atender por que estava sem impressora?  
Ele respondeu:
- Estou cheio de problemas e não tenho impressora em casa e a da clínica estragou e não tive como ir na clínica da minha esposa em Votorantim imprimir. Então hoje não posso te atender, por que não faço atendimento sem guia. 

Aí eu fiquei calma, não falei nada e remarquei para hoje (14), às 11h30. Chego lá, a mesma conversa, ele não imprimiu a guia pasmem...

Aí eu falei: 
- Eu não tenho culpa da sua impressora está estragada, eu gostaria de ter um pouco mais de respeito. Eu marquei, gastei gasolina, desmarquei meus compromissos e o Sr. não vai me atender de novo? Ele simplesmente disse que não era culpa dele. Imaginem?

Vou terminar essa história... eu fiquei tão nervosa com a falta de ética e profissionalismo dessa pessoa, que o nome nem merece ser citado, que quando tirei minha carteira para cancelar a guia do convênio, que foi autorizada e nada foi feito, e ele viu minha carteira de jornalista, ele disse: 

- Senta lá, vamos ver o que posso fazer...
Então, é claro eu recusei. 

O que eu pude perceber com o a falta de atendimento, de respeito, de ética e profissionalismo desse dentista (picareta) foi que infelizmente hoje, as pessoas não honram o juramento que se é feito. Na realidade o que prevalece é a picaretagem e profissionais que cada vez mais, cometem erros e mais erros e quem paga o pato?  Nós, pessoas que acreditamos nesses profissionais, ou melhor, picaretas. 

Mas se esse dentista (picareta) acha que acabou, não.... Se ele está acostumado em fazer isso com outras pessoas, a partir de agora ele vai repensar em tratar bem todos, sem preconceito, sem distinção de nada, pois já entrei em contato com meu plano e com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - CROSP, para formalizar uma denúncia de má conduta de profissão. 


Comentários

  1. Trabalhei para uma dentista, recebendo um presentinho, uma marmita ou algo que ela nao usava mais, porem o que mais me irritava era a falta de profissionalismo, pois tive que desmarcar inúmeras consultas simplesmente porque no dia anterior ela curtiu a balada e no outro dia não conseguia trabalhar. Vi muitos pacientes que ela tratava o canal, ir para outros dentistas para aliviar a dor. Enfim, poderia ficar aqui contando varios casos. Esse é o mundo que vivemos..

    ResponderExcluir

Postar um comentário