Casos de dengue aumentam e colocam Sorocaba em estado de emergência

Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Sorocaba decretou estado de emergência devido ao alto número de casos de dengue na cidade. Até o dia 28 de janeiro, foram registradas 547 pessoas infectadas, mais do que em todo o ano de 2014, quando foram registrados 469 casos.
Segundo a Prefeitura, o decreto (nº 21.671 de 29/01/2015) “possibilitará a ampliação do atendimento dos casos suspeitos e confirmados de dengue na cidade, pois permite agilizar eventuais aquisições de serviços e bens indispensáveis, como materiais e equipamentos para o combate ao mosquito Aedes aegypti; contratação de pessoal, ampliação de jornada de profissionais envolvidos, dentre outros”.
Segundo o Secretário de Saúde, Vagner Guerrero, o decreto possibilitará agilizar ações do Poder Público, dentre elas, as licitações, o que permitirá acelerar o processo de aquisição de serviços e bens indispensáveis, como materiais e equipamentos para o combate ao mosquito Aedes aegypti; contratação de pessoal, ampliação de jornada de profissionais envolvidos, dentre outros.
“O atual cenário da dengue é inédito na cidade. Há uma forte probabilidade de termos uma epidemia de grandes proporções já nos próximos meses, quando poderemos ter milhares de casos confirmados na cidade”, alertou a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos.
No caso de uma pessoa apresentar algum sintoma da dengue (como febre, vômito, dor no corpo, dor na cabeça ou dor atrás dos olhos), ela deve procurar imediatamente a UBS mais próxima de sua residência. “O mais importante é se hidratar bastante e não se automedicar, pois isso pode até piorar o quadro do paciente”, orienta Daniela.



Comentários