CRISE uma pequena e simples palavra que anda causando uma revolução na vida dos brasileiros

Foto: Divulgação
A palavra que mais ronda o brasileiro ultimamente é uma palavrinha pequena de cinco letras, mas que anda causando uma revolução na vida dos brasileiros.  É a CRISE: da água, da política, da economia, enfim...

A crise pode ser definida como uma fase de perda ou uma fase de substituições rápidas em que se pode colocar em questão o equilíbrio da pessoa ou de uma situação, isso segundo o dicionário. Mas não é bem o que se acompanha ultimamente. A crise hídrica vem afetando muitos brasileiros na região sudeste, causando prejuízo para milhares de comerciantes que utilizam dessa riqueza para trabalhar e para a população em geral, que convive cada vez mais com o racionamento de água.

Enquanto na região sudeste a falta de água é uma realidade, em municípios da Bahia, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, estão em situação de emergência por causa de enxurradas, alagamentos, inundações e chuvas intensas. 

O Ministério da Integração Nacional publicou no Diário Oficial da União  do último dia 30, duas portarias que declaram situação de emergência nesses estados, que estão sendo atingidos pelas chuvas.  Ao todo, são 12 localidades, sendo oito municípios baianos, três no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina. Sem contar os estados que estão sendo massacrados pela forte seca, onde produtores rurais, que vivem da terra e do plantio de alimentos, perdem plantações inteiras e animais. 

O que se pode dizer da crise política? O que se vê é que não é uma situação passageira como se define no dicionário, como a crise hídrica que se arrasta.  Há quanto tempo se fala sobre mensalão, pagamento de propina, Petrobrás, políticos que o povo confia e elege para ser seu presentante envolvidos até o pescoço nesta suposta "crise"? 

Até quando o povo brasileiro vai conviver com essas situações que não parecem ser passageiras? 

É preciso se conscientizar não só com a questão da economia de água, com a proliferação da dengue que cresce a cada dia, mas, principalmente, com os políticos que estão no poder e que, em período eleitoral, prometem e "promentem" (prometem mentindo) e quando sentam na tão espera " cadeira", ao invés de pensar em melhorias para seu município, seu estado e seu país, se corrompem e só pensam em o quanto vão levar... 

Comentários