DENGUE: A dengue continua e Sorocaba está em alerta máximo no combate a doença

Foi divulgado ontem (12) pela Área de Vigilância em Saúde, o primeiro boletim epidemiológico da dengue de 2015. Os dados preocupam a Vigilância, pois entre os primeiros dias do ano (1 a 3), foram confirmados 16 casos de dengue em Sorocaba, sendo 15 autóctones e um importado. 

Foto: Divulgação
O boletim também apontou que a doença tem apresentado alterações nos padrões de transmissão: enquanto em anos anteriores o período compreendido entre os meses de julho e novembro era considerado “silencioso”, em 2014 observou o aumento no número de casos a partir do final de setembro.

Segundo a Secretaria da Saúde as regiões que registraram casos positivos de dengue, estão sendo trabalhadas por equipes da Zoonoses com ações para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito, orientação aos moradores e busca de outras pessoas com sintomas.

O mosquito da dengue, o Aedes aegypti, também é transmissor da febre chikunguya, por isso, para evitar o avanço da dengue e a nova febre é preciso a mobilização da população adotando hábitos preventivos como: vistoriar a residência pelo menos uma vez por semana, verificar as calhas, olhar os vasos de plantas que podem acumular a água da chuva, conferir se a caixa d'água está fechada e os vasos sanitários com pouco uso, devem estar tampados.  

Comentários