BUDISMO:Cerimônia de Ostentação do Sino da Paz em Tapiraí marca o domingo Dia Internacional da Mulher

Foto: RKM Comunicações
Neste domingo (8), dia Internacional da Mulher, o Município de Tapiraí e o Budismo Primordial estiveram em festa com a Cerimônia de Ostentação Do Sino da Paz, no Santuário Ecológico do Budismo Primordial (HBS). O domingo chuvoso na cidade não espantou os fiéis e simpatizantes do budismo, que vieram de longe para a cerimônia que contou com aproximadamente 150 pessoas.  

Além do prefeito do Município Araldo Todesco (PSB), do Arcebispo do Budismo Primordial Kyoujyu Correa e dos monges, o evento também contou com a presença de personalidades budistas vindas do Japão. A celebração foi feita em dois idiomas: o japonês e o português e emocionou muita gente. Para Maria Aparecida moradora da região, o lugar transmite muita paz. “Moro em um sítio aqui perto e o santuário já faz parte de nossas vidas. Os budistas são pessoas simples como a gente e o culto de celebração é muito bonito. Eu não poderia perder e nem deixar de tocar o sino”, comenta a dona de casa. 

Para o prefeito Araldo Todesco (PSB) o Santuário Ecológico Budista na cidade, além de proporcionar paz e preservar a natureza da região, ele pode aumentar o turismo no município. “Os budistas tem muito primor com a questão ambiental, com a beleza paisagística que nossa cidade proporciona e este local nos transmite paz e serenidade e com certeza, várias pessoas vão querer vir conhecer o santuário e é claro, nosso município, fomentando o turismo”, afirma Todesco. 
Foto: RKM Comunicações

Segundo o Arcebispo do Budismo Primordial Kyoujyu Correa tudo começou com um dos fiéis que adquiriu o local em 1963, com o objetivo da construção do santuário. Mas ele faleceu, e acabou deixando esse sonho para ser concretizado neste ano, por seus irmãos de fé.  Ainda segundo Correa, a vinda do sino para a cidade de Tapiraí foi uma iniciativa do prefeito Araldo Todesco, que escreveu uma carta para o prefeito da cidade de Hiroshima, que autorizou sua vinda para a cidade. 

No último dia 26 de fevereiro o sino passou pela cidade de Sorocaba, Piedade até chegar ao seu destino. Uma carreata que mobilizou as cidades. 

 A inauguração da Torre do Dharma, onde está o sino, está marcada para o próximo dia 26 de julho, às 11 da manhã, onde o Papa Budista 25º Pontífice Sumo Yamauti Nitikai Shounin, virá especialmente com sua comitiva do Japão para as comemorações de consagração definitiva do local. 

Para Kyoujyu Correa, Arcebispo do Budismo Primordial, o Santuário Ecológico é uma parada obrigatória para as pessoas fazerem sua oração, sua prece. “Que o sentimento de paz, serenidade e de oração, possa mover as pessoas até essa nossa nova casa, que é a casa de todos”, conclui Correa.

O Santuário Ecológico do Budismo Primordial (HBS) fica no bairro Fazenda Velha no município de Tapiraí. Mais informações pelo site budismo.com.br

O Santuário

Foto: RKM Comunicações

Trata-se de uma área de 76 alqueires de Mata Atlântica no município de Tapiraí no estado de São Paulo, contendo 3 lagoas, 13 hectares de eucalipto (para corte e sustentabilidade), e montanhas localizadas numa Área de Preservação com fontes de água mineral e nascentes. Um ambiente perfeito para a contemplação e a busca do equilíbrio espiritual.

APP é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar da população humana.

As APPs se destinam a proteger solos e, principalmente, as matas ciliares. Este tipo de vegetação cumpre a função de proteger rios e reservatórios de assoreamentos, evitar as transformações negativas nos leitos, garantir o abastecimento dos lençóis freáticos e também a preservação da vida aquática.


Entrevista com o Arcebispo do Budismo Primordial Kyoujyu Correa


Entrevista com prefeito de Tapiraí Araldo Todesco (PSB)


Prefeito faz balanço dos 2 anos de mandato e fala sobre reeleição

Comentários