Sorocaba e Votorantim são certificadas no Programa Município VerdeAzul

Foto: Zaqueu Proença

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SMA) divulgou ontem (dia 17) o Ranking Ambiental Paulista 2015 do Programa Município VerdeAzul (PMVA). Sorocaba foi considerada, mais uma vez, exemplo ambiental e conquista pela sétima vez consecutiva o selo do programa. A cidade obteve 92,32 pontos e ficou em 9º lugar.

“Sorocaba continua entre as cidades com melhor desempenho no Estado de São Paulo e, entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, foi o melhor pontuado. A cada ano as exigências do programa estão aumentando e é um desafio para os gestores”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. Em 2014, 130 municípios tinham sido certificados. Em 2015, este número caiu para 111.

Em primeiro lugar ficou a cidade de Novo Horizonte, seguido por Botucatu, Sertãozinho, Itapira, Catanduva, Bragança Paulista, Cerquilho e Ibirarema. Entre municípios do porte de Sorocaba, ou seja, com mais de 500 mil habitantes, Campinas ficou em 35º, Ribeirão Preto em 48º e Santos em 98º.

 Prefeito Erinaldo Alves da Silva e  Secretário do Meio Ambiente Carlos Alberto Leite - Foto: Secom/Votorantim

Já a cidade de Votorantim levou o troféu pelo terceiro ano consecutivo, dentro do Programa Município VerdeAzul, maior premiação ambiental do Governo do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Apresentando crescentes pontuações desde 2013, a cidade foi a 22ª colocada entre as 410 participantes. Obteve 89,77 pontos, subindo 28 posições em relação ao ciclo 2014. Já em 2015 obteve a maior nota e a melhor colocação desde o início de sua participação.Vale lembrar que Votorantim voltou a participar em 2013 após dois anos sem adesão ao programa (2011 e 2012) e três sem ser certificado.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) ressaltou a importância do programa que incentiva os municípios a realizar trabalhos cada vez mais abrangentes nas questões ambientais. “Procuramos colocar em prática ações que envolvam toda a comunidade, principalmente as escolas”, destaca.

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente de Votorantim, o Programa Escola Sustentável; a recuperação de córregos e nascentes; o gerenciamento de resíduos sólidos; as ações de educação ambiental; as articulações e eventos ambientais, o que prova mais uma vez que a cidade está na direção correta quanto à gestão ambiental. “Essas foram algumas das ações realizadas pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Sema que se destacaram para a conquista da certificação”, informa Carlos Alberto Leite.

Lançado em junho de 2007, o Programa Município VerdeAzul tem como principal proposta estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. A participação no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição).

Para isso, são analisadas dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos. São elas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Comentários