Tapiraí, cidade do interior de São Paulo proporciona tranquilidade e contato com a natureza para visitantes
Cachoeira do Alecrim/ Secom Tapiraí |
A terra das araucárias, da selvática grandeza, tem chamado atenção de turistas não só da região, como do Brasil inteiro. A cada dia, fugindo da cidade grande, buzinas e trânsitos caóticos, mais pessoas procuram tranquilidade e contato com a natureza se hospedando em pousadas do município que com o clima mais fresco torna a cidade ainda mais atrativa.
A cidade busca ser uma das escolhidas entre os 100 Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo. Mas com os atrativos turísticos naturais que possui, como, cachoeiras e trilhas por meio da mata, abraçado por 80% de mata atlântica, tem tudo para dar certo.
Para quem visita a cidade busca uma lembrancinha para amigos e parentes, logo na entrada de Tapiraí encontra-se a Casa do Artesão, um dos pontos bem visitados por quem quer guardar um pedacinho da cidade em casa. Lá as pessoas encontram as conservas, molhos e balas de gengibre e artesanato local.
O gengibre, é o carro chefe da economia da cidade! Na agricultura da cidade é predominante o cultivo de gengibre, yacon e inhame. e o frango com gengibre, é o prato típico da culinária Tapiraiense. Todo ano om turista pode participar da Expo Gengibre, a tradicional festa da cidade que, a cada edição, tem surpreendido a população e os visitantes, por sua qualidade e criatividade.
E este ano, Tapiraí comemora 57 anos com muitas atrações e comemorações para a população e visitantes. As atrações vão de torneio de tênis de mesa a desfile cívico e brinquedos na praça central para as crianças.
Atrativos turísticos
Um roteiro foi montado pela equipe da Divisão de Turismo da cidade, a fim de ajudar o visitante a se localizar e conhecer os pontos sozinho ou monitorado. O mapa está disponível para acesso na página do facebook do Município de Tapiraí, quanto no link Turismo do site oficial da Prefeitura.
O passeio pode ser iniciado pela Cachoeira do Limoeiro, que possui várias quedas d´água, mas é na principal que tem uma pequena gruta. De lá dá pra ir para a cachoeira do Chá, que tem uma queda d´água de 30 metros e 1.200km de trilha em meio a mata. É o principal atrativo do município. Do Chá o roteiro segue para o Alecrim, a cachoeira possui uma queda de, aproximadamente, quatro metros de altura. Esta última é possível enxergar da beira da estrada, já que praticamente não tem trilha para chegar até ela. Todas essas cachoeiras possuem fácil acesso, estão conservadas e possuem bancos e mesas para picnics. Mas não para por ai, tem as cachoeiras do Belchior, do Juquiazinho, do Dezembro, entre outras. Estima-se que Tapiraí tenha mais de 30 cachoeiras entre as florestas. A maior parte é de difícil acesso, precisando da ajuda de um monitor.
Cachoeira Juquiazinho/ Medium/ Secom Tapiraí |
Para conhecer as cachoeiras e trilhas basta entrar falar com um dos guias credenciados ao município. O contato deles encontra-se no link turismo, do site www.tapirai.sp.gov.br
Comentários
Postar um comentário