Startup incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba é indicada a prêmio internacional com projeto sobre saneamento básico

Tecnologia e inovação é o que acontece no Parque Tecnológico de Sorocaba "Alexandre Beldi Netto" e é o que a startup incubada Stattus 4, que é voltada para a  inteligência artificial, análise de dados e cidades inteligentes, vem desenvolvendo em seu projeto sobre saneamento básico, há dois anos em Sorocaba.  

De acordo com Marília Lara, co-proprietária da empresa, o Fluid, seu principal projeto, é um sistema de detecção automática de vazamentos de água em rede e ramais de distribuição, que tem por base para o seu funcionamento, um sistema de inteligência artificial. " Através das amostras captadas pelo coletor móvel, conseguimos analisar os dados e classificá-los como vazamento ou não-vazamento", explica Marília.  

E com essa inteligência artificial que pode gerar economia de água, a Stattus4 é a primeira startup brasileira a concorrer ao prêmio BID-FEMSA 2017, que vai acontecer em Buenos Aires (Argentina) na próxima terça-feira (14), às 18h30, pelo horário de Brasília. 

Marília Lara - Stattus4
Para Marília, a conquista dessa indicação tem um sentimento duplo. "Por um lado a gente fica extremamente feliz por que eu e meu sócio acreditamos muito no nosso projeto, e é a primeira vez que teremos uma visibilidade internacional, pois esse prêmio é para toda America Latina e Caribe, e é muito legal sermos a única brasileira indicada", diz, animada, Marília. 

Mas ela lamenta não ter mais brasileiros na indicação. "Por outro lado é triste não ter mais brasileiros concorrendo ao prêmio, pois estamos falando de soluções de inovação na área de saneamento e a gente tem muito conhecimento aqui no Brasil. Infelizmente fomos os únicos brasileiros selecionados para essa final", lamenta.

Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto de Freitas, é muito gratificante ver a Stattus4, uma das incubadas do Parque, dar um salto tão importante. "A gente acompanha o trabalho das incubadas com ideias inovadoras e muita dedicação ao seus projetos. E ficamos extremamente felizes com a indicação para o prêmio. Esse é o reconhecimento de que ter dedicação e persistência é o caminho", disse Freitas, orgulhoso

De acordo com Marília, o apoio do Parque Tecnológico foi fundamental, principalmente no início do projeto. "Nós já temos dois anos de empresa e agora que começamos a faturar. O parque dá toda a infraestrutura, tanto na parte física, que é ótima, além do network com pessoas que nos prestam consultoria, como Sebrae. Enfim, isso é muito importante. Eles cuidam da gente como se fossemos um filhotinho dentro da incubadora, ajudando, alimentando a gente, até criarmos musculatura e conseguirmos realmente sair para o mercado", conclui Marília.



Comentários